Saúde Ana Mesquita Junho 20, 2022 (Comments off) (120)

Rio Maior já tem hemodiálise

Rio Maior já tem uma clínica de hemodiálise, que recebeu os seus primeiros doentes a 23 de março. Desta forma, as pessoas com doença renal do município têm a oportunidade de fazer um tratamento de excelência perto das suas casas, evitando deslocações para instalações fora do concelho, que não dispunha de uma infraestrutura para a realização destes tratamentos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.

A clínica tem capacidade para dar assistência a 84 doentes por semana, distribuídos por seis turnos de tratamento, e está equipada com tecnologia inovadora. Com a abertura desta unidade foram também criados 14 postos de trabalho.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Nas fases mais avançadas as pessoas com esta doença necessitam de realizar regularmente um tratamento de substituição da função renal que poderá ser a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal.