RTT da Vala de Alvisquer na Ribeira de Santarém

(Publicado em: 6 Março, 2017)

A 14ª intervenção do Projeto Reabilitar Troço a Troço da Câmara Municipal de Santarém teve no sábado passado, dia 4 de março, na Vala de Alvisquer, junto à Ponte de Alcorce na Ribeira de Santarém.

Esta ação contou com o apoio da União de Freguesias da Cidade de Santarém, que conseguiu mobilizar voluntários do Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém e do Grupo Folclórico de Danças Regionais Stª Iria, Ribeira de Santarém, que se associaram à EMAS da Autarquia, num total de cerca de 60 pessoas.

Também participaram os investigadores Filipe Ribeiro do MARE e Ana Veríssimo da CIBIO e o investigador Pedro Teiga, da Engenho e Rio

No que toca á intervenção, foi criado um Sumidouro de CO2 no terreno adjacente à margem direita da Vala de Alvisquer, com a plantação de 52 árvores de diversas espécies autóctones. Em ambas as margens foram ainda plantadas 48 árvores para recuperação da galeria ripícola.

Foram realizadas faxinas vivas de salgueiro, num pequeno troço da margem direita, a montante da Ponte de Alcorce, com o objetivo de promover a sua estabilização.