Acontece Atualidade Sociedade A Redação Fevereiro 9, 2024 (Comments off) (494)

“Sementeira d’Afetos” promove o envelhecimento ativo no concelho de Santarém

Os resultados do projeto “Sementeira d’Afetos”, do Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã (CSPSMA), em parceria com a Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém, já foram apresentados.

Este projeto promoveu o envelhecimento ativo e feliz, levando os idosos a serem valorizados pela sociedade, usando as suas artes, histórias de vida e saberes, e promovendo, desta forma, a cultura imaterial da região.

Através da implementação de um atelier de costura criativa, esta iniciativa envolveu 15 instituições do concelho de Santarém e 197 participantes, que produziram mais de 550 artigos.

A “Sementeira d’Afetos” teve também uma vertente ambiental, já que reutilizou cerca de 280 metros de desperdício têxtil e sensibilizou para a utilização de produtos reutilizáveis com impacto ambiental.

O projeto contou com o apoio financeiro do programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.