Socialistas de Leiria, Região Oeste e Santarém traçam estratégia conjunta

Publicado em 16 Out 2018
Comment: Off

As Federações do Partido Socialista de Leiria, Região Oeste e Santarém estiveram reunidas no passado sábado, dia 13 de outubro, na Nazaré, para debater a preparação do território abrangido por estas três estruturas para o próximo ciclo de desenvolvimento.

Tendo como foco o novo Quadro Comunitário de Apoio, nomeadamente o Programa Portugal 2030, as três estruturas procuram traçar uma estratégia conjunta, “no sentido de dar resposta às necessidades de uma região que partilha infraestruturas e características geográficas e identitárias”.

Em cima da mesa estiveram questões como a coesão territorial e a coesão sócio-económica, temas considerados potenciadores da criação de uma nova unidade territorial, com autonomia para estruturar o seu planeamento de forma coordenada e integrada, promovendo a gestão financeira dos meios que lhe couberem através do seu próprio programa operacional.

Este objetivo poderá ser atingido através da criação de uma NUT II, tendo em conta que a região abrangida por estas três Federações cumprem os critérios básicos para a sua criação, designadamente em termos de representação populacional.

“As NUTS II constituem a matriz territorial de referência na afetação dos fundos estruturais e de coesão da União Europeia”, explica a Federação do PS de Santarém, acrescentando que “uma NUT II nesta região seria colocada no Objetivo 1 da Política de Coesão, mantendo acesso ao atual nível de fundos de apoio”.

Noticias relacionadas