Sociedade Ana Mesquita Maio 17, 2022 (Comments off) (156)

Sociedade Ponto Verde lança prémio nacional “Junta-te ao Gervásio”

A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou o prémio “Junta-te ao Gervásio”, iniciativa de âmbito nacional, que tem como objetivo destacar e premiar projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade (como associações ou cooperativas) e cidadãos individuais ou em grupo. A fase de candidaturas prolonga-se até 31 de julho.

Os interessados em participar podem submeter a candidatura, integrada numa das categorias, através de recicla.pt/juntateaogervasio.pt.

São elegíveis projetos executados nas comunidades locais, nos últimos 12 meses (entre junho de 2021 e julho de 2022), que estão a contribuir ou contribuíram de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens para reciclagem, que assentam no paradigma da circularidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

O júri avaliará critérios como o caráter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e se promove a prática da reciclagem de embalagens.

Será escolhido um TOP correspondente a cada uma das três categorias, com prémios pecuniários e menções honrosas. Assim, na categoria “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar (uma escultura feita materiais reciclados para instalar na sua localidade) e nove menções honrosas; já em “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 15.000 euros, e de menções honrosas, duas em cada categoria.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.