Susana Sargento venceu Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2016

(Publicado em: 10 Março, 2016)

Susana Sargento, cofundadora da empresa Veniam em Portugal, venceu o 1.º lugar do Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2016, que distingue mulheres com ideias de vanguarda.

A ideia desta empreendedora portuguesa transforma os veículos em pontos de acesso Wi-fi e cria redes móveis à escala das cidades que recolhem terabytes de dados urbanos.

Na cerimónia, Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, disse: Sobre o facto do 1.º prémio ter sido atribuído a um projeto português, o Comissário afirmou: “É sempre uma grande honra ver os projetos portugueses, como o da Susana Sargento, vencer concursos europeus ao mais alto nível. Este projeto simboliza também o enorme potencial que existe em Portugal na área da economia digital e novas tecnologias.

O 1.º prémio atribuído a Susana Sargento, no valor de 100 000 euros, tem por objetivo consciencializar o público para a necessidade de mais mulheres inovadoras e empreendedoras. Embora as mulheres estejam cada vez mais ativas na área da Investigação, ainda são muito poucas as que decidem criar empresas inovadoras.