Cultura Educação Ana Mesquita Abril 2, 2022 (Comments off) (386)

Valada vai acolher projeto municipal de valorização ambiental

A câmara do Cartaxo desenvolveu um projeto para a freguesia de Valada que terá nas aldeias de Valada e da Palhota o seu centro de ação e na ciência o fator de valorização da identidade da comunidade ribeirinha.

Em comunicado, a câmara municipal diz que “o projeto integra um conjunto de ações a curto, médio e longo prazo com vista à proteção e valorização do ecossistema ribeirinho nas quais se pretende envolver parceiros públicos e privados – locais, regionais e nacionais”.

O objetivo geral do projeto passa por promover a preservação do património natural e valorizar práticas que assegurem o equilíbrio dos ecossistemas, tornando a sustentabilidade ambiental um “fator imprescindível na sustentabilidade da própria comunidade, na preservação da sua identidade e na diferenciação que lhe permitirá ser atrativa para investimentos turísticos que tenham na biodiversidade e no contacto com a natureza, o seu foco de ação”, acrescenta a câmara do Cartaxo.

 Os agrupamentos de escolas do concelho já conhecem o projeto. Assim, ao longo dos próximos meses, a autarquia prevê que se iniciem as primeiras atividades do projeto – aulas de ciências com saídas de campo para recolha de amostras junto ao Tejo e sua análise laboratorial, por exemplo, workshops com vista à valorização da cultura da comunidade ribeirinha, visionamento de filmes, visitas guiadas à Aldeia da Palhota ou concursos ligados à prática artística.