Política Ana Mesquita Fevereiro 10, 2022 (Comments off) (206)

Vila Franca de Xira disponibiliza trotinetas partilhadas

Vila Franca de Xira vai implementar o projeto-piloto de um sistema de trotinetas partilhadas com motor elétrico, na frente Ribeirinha do Concelho.

Ao todo, o município disponibilizará cerca de 150 trotinetas da BIRD distribuídas por sete postos de recolha (hotspots).

Para usufruir destas trotinetas, os utilizadores terão de ser maiores de idade e instalar a app oficial da operadora, disponível nos serviços de distribuição digital (App Store ou Google Play).

Os veículos, limitados a uma velocidade máxima de 10 km/h, são rastreados por GPS para que seja possível garantir o uso responsável e assegurar o estacionamento correto dos mesmos. O parqueamento realiza-se exclusivamente num dos postos de recolha na frente ribeirinha, apresentados na aplicação digital e devidamente assinalados no local.

Para que as trotinetas sejam, de facto, estacionadas nos devidos hotspots, e desta forma não influam com a mobilidade da população, o sistema a implementar determina que a viagem só termina quando a trotineta for estacionada no local apropriado. Se tal não acontecer, não é possível terminar a viagem e o utilizador continuará a pagar pela mesma.